Quais principais serviços uma empresa pode terceirizar?

A terceirização da prestação de serviços tem crescido por vários motivos além de diminuir significativamente a sobrecarga no trabalho, principalmente para o gestor, e reduzir os gastos com materiais e folha de pagamento.

Porém, é essencial ter alguns cuidados para não correr riscos desnecessários ou apostar em uma estratégia que não ofereça os resultados esperados.

Existem algumas terceirizações que não são muito vantajosas para a sua empresa e podem se tornar um verdadeiro cataclismo dentro da organização. Por isso, é preciso planejar e avaliar a real necessidade de terceirizar algumas atividades.

Por exemplo, terceirizar o core business, a atividade-fim do seu empreendimento, pode até ser legalizado agora, porém, ainda não é o mais recomendado.

Terceirizar sua atividade-fim pode comprometer a qualidade e o desenvolvimento da empresa, já que os colaboradores não são treinados para trabalhar nesse tipo de setor e muitas vezes nem tem o perfil necessário para conduzir o negócio.

Mantenha a atividade-fim entre os seus colaboradores internos. Eles sabem o que estão fazendo, são treinados e formados para isso, e também tem um comprometimento e amor muito maior pela sua empresa do que colaboradores terceirizados, assim guardando com mais segurança, informações relevantes ou confidenciais.

Além disso, os terceirizados obedecem à empresa terceirizadora, não a você. A prestadora de serviço tem o direito de designar os seus colaboradores para outros segmentos e empresas, o que significa que você vai acabar com uma grande rotatividade de trabalhadores. O que é um dos principais sinais para uma gestão mal feita e o começo de uma queda da empresa.

A terceirização só deve ser considerada para delegar atividades-meio, tais como limpeza, conservação, segurança e em alguns casos até marketing, por exemplo. Ela tem o objetivo de liberar mão de obra e tempo para equipe da empresa desenvolver e aperfeiçoar seu ramo principal de negócio, aumentando sua produtividade e gerando melhores resultados (Quais as vantagens da terceirização de serviços de limpeza?).

Falaremos aqui das terceirizações mais consideradas e recomendadas.

TI e contabilidade
Muito bem! Esse é um setor que ainda está em cima do muro quando se trata de terceirização. Dependendo do caso, ela pode ter resultados maravilhosos, ou resultados catastróficos. Os casos precisam ser analisados individualmente.

Em empresas pequenas, que a demanda de serviço é menor, esse caminho certamente é o mais ideal. Agora, empresas de médio e grande porte, antes de terceirizar tem que juntar a equipe e fazer as contas, às vezes a redução de custos nesse setor pode não compensar a perda na agilidade que uma equipe interna teria.

Se você tem uma empresa de médio ou grande porte, não seria melhor continuar com a equipe interna de TI e contabilidade e terceirizar outro setor, como limpeza?

Se quiser mesmo contratar, sempre tem a opção de uma terceirização parcial.

Limpeza
Por falar em limpeza! Uma equipe terceirizada de limpeza e conservação pode ser um ótimo jeito de economizar tempo e dinheiro na sua organização, além de aliviar um pouco dos deveres da gestão de colaboradores!

O setor de limpeza, desde sempre, foi a mais considerada e constantemente bem aceita pelas empresas de todos os portes. Além de ser muito econômica, é muito mais prático terceirizar os colaboradores especializados e treinados nesse setor, do que contratar e treinar um por um internamente, e também correr riscos trabalhistas em casos de demissões.

A empresa prestadora de serviço fica a cargo de oferecer toda a mão de obra, e os equipamentos e produtos necessários, e é claro, dentro das leis dos órgãos reguladores de saúde.

Basicamente, ter uma equipe de limpeza terceirizada elimina a preocupação com a correta manutenção de corredores e banheiros limpos, bem como diminui os custos e o tempo de organização, já que não há a necessidade de comprar os materiais necessários nem de contratar pessoas individualmente.

Administração
A terceirização da administração é considerada quando se precisa de ajuda na organização da parte burocrática e/ou da recepção de sua empresa.

Serviços como recepção, portaria, RH, ou até mesmo, assistência jurídica podem ser terceirizados para otimizar o funcionamento de sua empresa. Geralmente, as empresas já têm todos esses serviços disponíveis para terceirização, tudo o que você tem que fazer é fazer o contrato e virá um colaborador totalmente treinado no tato com pessoas para te ajudar.

Segurança
Esse serviço é perfeito para condomínios, grandes lojas, bancos e quaisquer estabelecimentos que demandam uma grande segurança e tem muita circulação de pessoas. Uma empresa com colaboradores especializados em segurança é o ideal para resguardar tais lugares e dar tranquilidade aos trabalhadores e visitantes. Não há dúvidas de que essa tranquilidade também influencia positivamente na produtividade da empresa.

Exceções
As atividades de vigilância e transporte de “itens de valor” são proibidas de ser terceirizadas por lei.
Colaboradores terceirizados não podem desempenhar outras atividades além daquelas pelas quais foram contratados. Por isso, os contratos devem deixar claro quais funções serão desempenhadas pelas equipes contratadas.
Terceirização de pessoal que não se enquadre no modelo de trabalho temporário são proibidas;
Trabalho com exclusividade para uma empresa, não são enquadrados como terceirização, mas como contratação de quadro. Fazer isso seria fraude de terceirização.
Aqui falamos sobre os principais setores mais terceirizados e algumas exceções. Se achou esse conteúdo relevante, sinta-se a vontade para assinar nossa newsletter.